BAlelA - ARte e cULTurA Lendas do Teatro Paiol de Curitiba

Lendas do Teatro Paiol 

O Teatro Paiol de Curitiba tem muitas lendas urbanas, leremos algumas abaixo:
Em 1874, foi realizada uma construção circular, que foi utilizada como paiol de pólvora do Exército no começo do século 20.
Naquela época existia um menino apelidado de Casito, que tinha o sonho de ser ator, mas a sua família não aprovava esta fantasia, pois dizia que esta profissão era ocupação de vagabundo.
Assim, Casito cresceu, alistou-se no Exército e foi trabalhar no paiol de pólvora. Este soldado sempre dizia:
- Um dia este arsenal de munição virará um teatro e meu espírito será o ator principal!
Numa noite sem luar, ladrões de armamento entraram no paiol e mataram Casito.
Depois de sua morte, pessoas passaram a escutar ruídos estranhos durante a noite.
O tempo passou e em 1972, este paiol de pólvora virou um teatro com uma apresentação do poeta Vinicius de Moraes e do cantor Toquinho, que tocaram como música de abertura, a canção chamada: Paiol de Pólvora. Naquele mesmo ano, um grupo resolveu apresentar uma peça naquele local. Mas, na hora dos artistas entrarem no palco, o ator principal sumiu. Logo, nos camarins, apareceu um rapaz que explicou ao diretor que era artista e sabia o texto de cor. O chefe fez o teste, naquele mesmo instante, e deixou que o moço entrasse no lugar do ator desaparecido. Porém, no final da apresentação, o rapaz evaporou-se no palco e alguns vigias falaram que se tratava do fantasma do soldado do paiol de pólvora.
Luciana do Rocio Mallon 



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BAlelA - ARte e cULTurA Curitiba é um Ovo

Curitiba é um Ovo
 
Curitiba é um ovo misterioso...
De natureza pura e selvagem,
Num ninho frio, mas gracioso...
Chocado com uma bela paisagem!
 
Sua casca é a timidez,
Que protege um segredo,
Pois, um dia chegará a vez...
De perder o triste medo!
 
Este ovo vira uma jóia rara,
Uma verdadeira gema de ouro,
Pois a magia está em sua clara...
Refletindo o brilho do tesouro!
 
Curitiba é um ovo diferente,
Que se transforma com o tempo...
Guardando os mistérios de sua gente...
Repleto de cultura e sentimento!
 
Ela vira um ovo de Páscoa colorido,
Que esconde uma leve surpresa,
De um jeito sapeca e atrevido,
Mas, que nunca perde a beleza!
 
Curitiba, ás vezes, é um Kinder Ovo,
Com um brinquedo em cada esquina,
Só para dar sorrisos ao povo...
Com sua alma doce de menina!
 
Curitiba é um ovo misterioso,
Com uma natureza selvagem,
Num ninho frio, mas gracioso...
Chocado numa bela paisagem.
Luciana do Rocio Mallon

 

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Big Tubo Brother em Curitiba

Curitiba é tão pop que depois das Tubotecas, bibliotecas dentro das estações-tubos, surgiu na capital do Paraná:
O Big Tubo Brother, uma estação-tubo onde o usuário pode monitorar as imagens captadas pelas câmeras espalhadas pela cidade.
No Big Tubo Borther você não pode ver cenas insinuantes, debaixo do edredon, mas consegue observar imagens quentes, dos moradores de rua, debaixo dos populares cobertores pula-cerca. Através destas câmeras, você não consegue ver craques, porém pode observar usuários de crack espalhados pelo centro de Curitiba.
O Big Tubo Brother foi instalado em pleno calçadão da Rua Quinze de Novembro, venha conferir e dar uma espiadinha. Pois, privacidade em Curitiba já virou Lenda Urbana.
Luciana do Rocio Mallon

 

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Lenda de Ostera e o Coelho da Páscoa
Há muitos anos atrás, na Europa, existia a deusa Ostera que simbolizava a fertilidade e a primavera.
Esta entidade gostava de Arte e um dia ela estava pintando quadros. Quando, de repente, uma passarinha botou ovos na torre de seu castelo e pediu para que Ostera os pintasse em troca do seu lindo canto. Assim, surgiu as pêssankas, que são ovos pintados e Ostera tornou-se uma grande amiga desta ave.
Um certo dia, um caçador atirou pedras nesta passarinha e a deixou muito ferida. Então a deusa, em seu passeio matinal, encontrou sua amiga ave muito machucada, que disse-lhe:
- Por favor, eu sei que você tem o poder de me salvar.
Deste jeito, Ostera comentou:
- Como você está quase morrendo, não tenho como lhe devolver a vida neste seu formato, mas posso transformá-la em outro animal.
Após estas palavras, a entidade jogou luzes na passarinha e a transformou em uma coelha.
Mas, o problema é que esta coelha não passou por uma transformação total e continuou a botar ovos. Mesmo assim, este animal pintou e decorou os ovos e deu de presente a Ostera. Porém, um dos ovos quebrou e dentro dele saiu um doce muito delicioso. Desta maneira, a coelha disse:
- Não posso ter mais filhotes, porém posso parir doces deliciosos para você, que me salvou a vida.
Com o passar dos anos houve as misturas de muitas festas: Páscoa dos Hebreus, Ressurreição de Cristo e Primavera da Deusa Ostera.
Por causa da lenda contada acima é que o coelho é um dos símbolos da Páscoa e as crianças são presenteadas com ovos de chocolate.
Luciana do Rocio Mallon

 

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BAlelA - ARte e cULTurA Pêlos Entre as Sobrancelhas

Pêlos Entre as Sobrancelhas
 
Quem usa pêlos entre as sobrancelhas
É sempre uma mulher lutadora,
Que possui a chama de várias centelhas...
Dentro de sua alma trabalhadora!
 
Estes pêlos são a força do seu teceiro olhar,
Eles são o símbolo mais doce da humildade,
Como o da estrela que é a ponte do luar,
Com seu espírito leve e sem vaidade!
 
Frida Kahlo usava este tipo de sobrancelha,
Pois sabia ressaltar a sua beleza selvagem!
Ela era como uma inteligente abelha,
Que sabia colher o néctar na paisagem!
 
Mas, uma menina que tem sobrancelhas assim,
Esta sendo, covardemente, discriminada...
Isto é algo preconceituoso e ruim
E qualquer beleza não deve ficar calada!
 
Ela tem direito de mostrar o seu rosto natural,
Sem a estética imposta pela hipócrita sociedade,
Que muitas vezes causa muito mal,
Esquecendo o brilho da originalidade!
 
Já falaram que minhas sobrancelhas são taturanas,
Porém, sei que elas são lagartas atrevidas,
Que virarão borboletas alegres e bacanas,
Pousando em flores perfumadas e coloridas!
 
Não adianta mostrar esta pinça de metal...
Pois, eu prefiro ser única e original.
Luciana do Rocio Mallon

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VISÃO ESPÍRITA DA PÁSCOA

* Marcelo Henrique Pereira

 

Eis-nos, uma vez mais, às vésperas de mais uma Páscoa. Nosso pensamento e nossa emoção, ambos cristãos, manifestam nossa sensibilidade psíquica. Deixando de lado o apelo comercial da data, e o caráter de festividade familiar, a exemplo do Natal, nossa atenção e consciência espíritas requerem uma explicação plausível do significado da data e de sua representação perante o contexto filosófico-científico-moral da Doutrina Espírita.

 

Deve-se comemorar a Páscoa? Que tipo de celebração, evento ou homenagem é permitida nas instituições espíritas? Como o Espiritismo visualiza o acontecimento da paixão, crucificação, morte e ressurreição de Jesus?

 

Em linhas gerais, as instituições espíritas não celebram a Páscoa, nem programam situações específicas para “marcar” a data, como fazem as demais religiões ou filosofias “cristãs”. Todavia, o sentimento de religiosidade que é particular de cada ser-Espírito, é, pela Doutrina Espírita, respeitado, de modo que qualquer manifestação pessoal ou, mesmo, coletiva, acerca da Páscoa não é proibida, nem desaconselhada.

 

O certo é que a figura de Jesus assume posição privilegiada no contexto espírita, dizendo-se, inclusive, que a moral de Jesus serve de base para a moral do Espiritismo. Assim, como as pessoas, via de regra, são lembradas, em nossa cultura, pelo que fizeram e reverenciadas nas datas principais de sua existência corpórea (nascimento e morte), é absolutamente comum e verdadeiro lembrarmo-nos das pessoas que nos são caras ou importantes nestas datas. Não há, francamente, nenhum mal nisso.

 

Mas, como o Espiritismo não tem dogmas, sacramentos, rituais ou liturgias, a forma de encarar a Páscoa (ou a Natividade) de Jesus, assume uma conotação bastante peculiar. Antes de mencionarmos a significação espírita da Páscoa, faz-se necessário buscar, no tempo, na História da Humanidade, as referências ao acontecimento.

 

A Páscoa, primeiramente, não é, de maneira inicial, relacionada ao martírio e sacrifício de Jesus. Veja-se, por exemplo, no Evangelho de Lucas (cap. 22, versículos 15 e 16), a menção, do próprio Cristo, ao evento: “Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes da minha paixão. Porque vos declaro que não tornarei a comer, até que ela se cumpra no Reino de Deus.” Evidente, aí, a referência de que a Páscoa já era uma “comemoração”, na época de Jesus, uma festa cultural e, portanto, o que fez a Igreja foi “aproveitar-se” do sentido da festa, para adaptá-la, dando-lhe um novo significado, associando-o à “imolação” de Jesus, no pós-julgamento, na execução da sentença de Pilatos.

 

Historicamente, a Páscoa é a junção de duas festividades muito antigas, comuns entre os povos primitivos, e alimentada pelos judeus, à época de Jesus. Fala-se do “pesah”, uma dança cultural, representando a vida dos povos nômades, numa fase em que a vinculação à terra (com a noção de propriedade) ainda não era flagrante. Também estava associada à “festa dos ázimos”, uma homenagem que os agricultores sedentários faziam às divindades, em razão do início da época da colheita do trigo, agradecendo aos Céus, pela fartura da produção agrícola, da qual saciavam a fome de suas famílias, e propiciavam as trocas nos mercados da época. Ambas eram comemoradas no mês de abril (nisan) e, a partir do evento bíblico denominado “êxodo” (fuga do povo hebreu do Egito), em torno de 1441 a.C., passaram a ser reverenciadas juntas. É esta a Páscoa que o Cristo desejou comemorar junto dos seus mais caros, por ocasião da última ceia.

 

Logo após a celebração, foram todos para o Getsêmani, onde os discípulos invigilantes adormeceram, tendo sido o palco do beijo da traição e da prisão do Nazareno.

 

Mas há outros elementos “evangélicos” que marcam a Páscoa. Isto porque as vinculações religiosas apontam para a quinta e a sexta-feira santas, o sábado de aleluia e o domingo de páscoa. Os primeiros relacionam-se ao “martírio”, ao sofrimento de Jesus – tão bem retratado neste último filme hollyodiano (A Paixão de Cristo, segundo Mel Gibson) –, e os últimos, à ressurreição e a ascensão de Jesus.

 

No que concerne à ressurreição, podemos dizer que a interpretação tradicional aponta para a possibilidade da mantença da estrutura corporal do Cristo, no post-mortem, situação totalmente rechaçada pela ciência, em virtude do apodrecimento e deterioração do envoltório físico. As Igrejas cristãs insistem na hipótese do Cristo ter “subido aos Céus” em corpo e alma, e fará o mesmo em relação a todos os “eleitos” no chamado “juízo final”. Isto é, pessoas que morreram, pelos séculos afora, cujos corpos já foram decompostos e reaproveitados pela terra, ressurgirão, perfeitos, reconstituindo as estruturas orgânicas, do dia do julgamento, onde o Cristo, separá justos e ímpios.

 

A lógica e o bom-senso espíritas abominam tal teoria, pela impossibilidade física e pela injustiça moral. Afinal, com a lei dos renascimentos, estabelece-se um critério mais justo para aferir a “competência” ou a “qualificação” de todos os Espíritos. Com “tantas oportunidades quanto sejam necessárias”, no “nascer de novo”, é possível a todos progredirem.

 

Mas, como explicar, então as “aparições” de Jesus, nos quarenta dias póstumos, mencionadas pelos religiosos na alusão à Páscoa?

 

A fenomenologia espírita (mediúnica) aponta para as manifestações psíquicas descritas como mediunidades. Em algumas ocasiões, como a conversa com Maria de Magdala, que havia ido até o sepulcro para depositar algumas flores e orar, perguntando a Jesus – como se fosse o jardineiro – após ver a lápide removida, “para onde levaram o corpo do Raboni”, podemos estar diante da “materialização”, isto é, a utilização de fluido ectoplásmico – de seres encarnados – para possibilitar que o Espírito seja visto (por todos). Igual circunstância se dá, também, no colóquio de Tomé com os demais discípulos, que já haviam “visto” Jesus, de que ele só acreditaria, se “colocasse as mãos nas chagas do Cristo”. E isto, em verdade, pelos relatos bíblicos, acontece. Noutras situações, estamos diante de uma outra manifestação psíquica conhecida, a mediunidade de vidência, quando, pelo uso de faculdades mediúnicas, alguém pode ver os Espíritos.

 

A Páscoa, em verdade, pela interpretação das religiões e seitas tradicionais, acha-se envolta num preocupante e negativo contexto de culpa. Afinal, acredita-se que Jesus teria padecido em razão dos “nossos” pecados, numa alusão descabida de que todo o sofrimento de Jesus teria sido realizado para “nos salvar”, dos nossos próprios erros, ou dos erros cometidos por nossos ancestrais, em especial, os “bíblicos” Adão e Eva, no Paraíso. A presença do “cordeiro imolado”, que cumpre as profecias do Antigo Testamento, quanto à perseguição e violência contra o “filho de Deus”, está flagrantemente aposta em todas as igrejas, nos crucifixos e nos quadros que relatam – em cores vivas – as fases da via sacra.

 

Esta tradição judaico-cristã da “culpa” é a grande diferença entre a Páscoa tradicional e a Páscoa espírita, se é que esta última existe. Em verdade, nós espíritas devemos reconhecer a data da Páscoa como a grande – e última lição – de Jesus, que vence as iniqüidades, que retorna triunfante, que prossegue sua cátedra pedagógica, para asseverar que “permaneceria eternamente conosco”, na direção bussolar de nossos passos, doravante.

 

Nestes dias de festas materiais e/ou lembranças do sofrimento do Rabi, possamos nós encarar a Páscoa como o momento de transformação, a vera evocação de liberdade, pois, uma vez despojado do envoltório corporal, pôde Jesus retornar ao Plano Espiritual para, de lá, continuar “coordenando” o processo depurativo de nosso orbe. Longe da remissão da celebração de uma festa pastoral ou agrícola, ou da libertação de um povo oprimido, ou da ressurreição de Jesus, possa ela ser encarada por nós, espíritas, como a vitória real da vida sobre a morte, pela certeza da imortalidade e da reencarnação, porque a vida, em essência, só pode ser conceituada como o amor, calcado nos grandes exemplos da própria existência de Jesus, de amor ao próximo e de valorização da própria vida.

 

Nesta Páscoa, assim, quando estiveres junto aos teus mais caros, lembra-te de reverenciar os belos exemplos de Jesus, que o imortalizam e que nos guiam para, um dia, também estarmos na condição experimentada por ele, qual seja a de “sermos deuses”, “fazendo brilhar a nossa luz”.

 

Comemore, então, meu amigo, uma “outra” Páscoa. A sua Páscoa, a da sua transformação, rumo a uma vida plena. 

 

* Assessor Administrativo da Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE), Assistente da Vice-Presidência de Cultura e Ciência da Federação Espírita Catarinense (FEC) e Delegado e Membro do Conselho Executivo da Confederação Espírita Pan-Americana (CEPA).

 

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